Blefaroplastia

A região palpebral costuma ser um demonstrativo de fatores que nem sempre concorrem de maneira positiva para a estética. Entre eles pode-se citar a idade, a textura da pele, os distúrbios de acuidade visual e até os problemas emocionais. Isto quer dizer que, algumas vezes, o problema estético das pálpebras pode estar ligado a fatores clínicos, não sendo, portanto, um indicativo para cirurgia. Noutras situações o problema clínico está associado ao cirúrgico e mesmo após uma intervenção exitosa, ainda assim, poderá persistir um percentual do defeito original, decorrente do distúrbio clínico ao qual está associado.

Por tal razão, o seu cirurgião – após uma análise profunda – intervirá somente naqueles setores que possam ser beneficiados pela cirurgia, lembrando ao seu cliente que a cirurgia plástica das pálpebras retira apenas os excessos de pele e de gordura, procurando corrigir a flacidez muscular e melhorar o aspecto funcional e estético daquelas.
Lembrar, ainda, que só a cirurgia das pálpebras, isoladamente, não proporciona um rejuvenescimento geral à face; isto implicaria em outras condutas associadas à blefaroplastia.

Pré - Operatório

Exames pré-operatórios :

• Hemograma

• Coagulograma

• Bioquímica: Sódio, Potássio, glicemia, creatinina.

• Eletrocardiograma + Risco Cirúrgico (cardiologista)

• Avaliação com o ginecologista.

Fotografias
Pré e pós-operatória.

Objetiva a avaliação e programação da técnica cirúrgica a ser usada, assim como a comparação do pré e pós-operatório e a documentação científica.

Consulta pré-anestésica
É importante que, previamente a cirurgia o paciente consulte com o anestesiologista. Essa consulta é importante para o paciente adquirir confiança no procedimento anestésico, bem como informar ao médico possíveis doenças preexistentes e medicações tomadas.

Orientações

• O fumo deve ser suspenso ou reduzido drasticamente com 90 dias de antecedência, e suspenso 30 dias pré-operatório e 15 dias pós-operatório.

• Compareça ao local da cirurgia (hospital, clínica), no horário previsto e marcado na sua guia de internação;

• Apresente-se para a internação acompanhado(a) de alguém;

• Comunique qualquer anormalidade ocorrida antes da internação;

• Não use maquiagem no dia da internação;

• Traga óculos escuros;

• Caso a internação se dê no mesmo dia da cirurgia e sua anestesia seja local, tome apenas uma xícara de café com leite, acompanhada de pequena quantidade de pão ou bolacha. Em caso de anestesia geral, venha em jejum.

• As medicações tomadas devem ser do conhecimento do cirurgião.

• Suspender com 10 dias de antecedência: AAS (aspirina, Rhonal, Buferim, antigripais), antinflamatórios, anorexígenos (remédios para emagrecer).

• Não suspender os remédios para doenças crônicas como diabetes, hipertensão, cardiopatias (tomar inclusive no dia da cirurgia).

• Em caso de doenças agudas como: gripe, febre, infecções (urinária, ginecológicas,
    vias aéreas, intestinais ou de pele) , devem ser comunicadas ao cirurgião com a máxima antecedência.

• Levar para o hospital todos os exames complementares.

• Evitar bebidas alcoólicas e refeições fartas na véspera da cirurgia.

Riscos

Os riscos da intervenção cirúrgica, são minimizados com a consulta onde o paciente informa ao médico eventuais problemas de saúde, uso de medicações, fumo, problemas anestésicos anteriores. Realiza todos os exames pré-operatórios e consulta pré-anestésica.

Pós - Operatório

O paciente permanecerá internado por 12 hs., podendo receber alta com até 2 hs de pós-operatório. No 3º/4º dia a paciente retorna para revisão e retirada dos pontos. O micropore deverá cobrir a cicatriz por 5 dias. Posteriormente a cicatriz deverá ser massageada com creme hidratante para contorno dos olhos.

Orientações

• Aplique compressas de algodão embebido em água boricada gelada ou soro fisiológico, que devem ser trocadas a cada 30 minutos, nos primeiros 3 dias;

• Não fazer esforços físicos por 7 dias. Após este período pode-se iniciar caminhadas diárias, em horário onde o sol seja brando. Ginástica, musculação ou natação, somente após 15 dias da cirurgia.

• Não traumatize, nem coce os olhos;

• Evite sol por 30 dias e após esse período use filtro solar com FPS 20

• Use óculos escuros sempre que se expuser à luz natural;

• Alimente-se normalmente;

• Volte ao consultório para fazer os curativos e as revisões nas datas estipuladas;

• Atividade sexual após 1 semanas;

• Após o 7º dia, poderá voltar às suas atividades normais.

• Obedeça rigorosamente às prescrições/orientações de seu médico;

Resultado final:

Após o 15º dia de pós-operatório já se pode ter uma idéia de 50% do resultado total, o que fica melhor evidenciado na 2ª ou 3ª semana subseqüente, lembrando que esses dados são variáveis de pessoa a pessoa. Todavia, o resultado definitivo só será efetivamente observado após o 6º mês, após a cicatriz estar macia e clara. Quanto aos “pés-de-galinha”, mesmo que devidamente operados, nunca desaparecerão totalmente, havendo apenas uma melhora do estado anterior. Os sulcos que permanecem são devido á ação do músculo nessa região e, também, à perda da elasticidade da pele remanescente.
Lembrete importante: toda cirurgia envolve risco e toda intervenção com finalidades tanto estéticas quanto reparadoras pode necessitar retoques.
Consulte essas instruções tantas vezes quantas se fizerem necessárias para esclarecer e eliminar perfeitamente suas dúvidas. Restando algum questionamento, contatar o cirurgião.

Success! Message received.