Mentoplastia

Também conhecida como Cirurgia de Queixo, é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento. Muitas vezes, o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz, de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz. Esta cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência.

• Opções disponíveis para fissura de lábio e/ou reparo da fenda palatina,
• Prováveis resultados da cirurgia, riscos potenciais e complicações associadas ao procedimento,
• O planejamento do tratamento.

A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e o cirurgião plástico irá lhe explicar os benefícios, metas e riscos potenciais ou complicações. O cirurgião plástico e/ou assistentes irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento, as alternativas e os riscos mais prováveis ou potenciais complicações.

Etapas e Procedimentos

Etapa 1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o conforto do seu filho durante os procedimentos cirúrgicos. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para o seu filho.

Etapa 2 – Incisão

O objetivo da cirurgia de fissura é fechar o defeito do lábio e fornecer estrutura, função e aparência do lábio superior mais normal. As incisões são feitas em ambos os lados da fenda para criar os retalhos de tecido que são desenhados e unidos para fechar a fenda. A reparação de uma fissura de palato exige cuidadoso reposicionamento dos tecidos e músculos para fechar a fenda e reconstruir o céu da boca. As incisões são feitas de ambos os lados da fenda, os retalhos são usados para reposicionar o músculo e os componentes duros e moles do palato. A reparação é, então, suturada, geralmente na linha média do céu da boca, proporcionando comprimento suficiente do palato para permitir a alimentação normal, desenvolvimento da fala e crescimento contínuo ao longo da vida.

Etapa 3 – Fechando as incisões

As incisões de fissura de lábio e palato podem ser fechadas com suturas removíveis ou absorvíveis.

Observação: É importante entender que, enquanto a fenda pode ser reparada cirurgicamente em um procedimento de cirurgia plástica simples, o tratamento de uma criança que nasceu com fissura continua pela adolescência e, por vezes, até mesmo na idade adulta. À medida que a criança cresce, novos procedimentos para melhorar a função e a aparência podem ser necessários.

Etapa 4 – Resultados

As cicatrizes resultantes são geralmente posicionadas nos contornos normais do lábio superior e do nariz. Com o tempo, tendem a ficar mais discretas.

Resultados

O resultado fará grande diferença na qualidade de vida, na capacidade de respirar, de comer e de falar. No entanto, procedimentos secundários podem ser necessários por razões funcionais ou de aperfeiçoamento. Mesmo que as cicatrizes de reparo do lábio leporino sejam geralmente localizadas dentro dos contornos normais do rosto, será sempre visível.

Obrigado! Mensagem enviada.